Desculpa, Sigmund – Juan Bello Sánchez

2

Ao falar da Doença(1), sempre recorria/utilizava as mesmas palavras: azul(2), areia(3), fechadura(4), pele(5), febre(6), Deus(7).

1.A sua Doença não tinha nada que ver com Édipo, apesar de Freud.
Em qualquer caso, inevitavelmente, este levá-lo-ia até à morte. Mais tarde ou mais cedo. Algo parecido ao Tempo. Ou a Beleza

2.O mais simples seria mencionar o oceano. Mas poderia estar a falar de uns olhos que se cravam na sua pupila como finos alfinetes. Daí o azul.
Uma criança pensa na chuva ou no céu. Tudo isto é observável ao mesmo tempo que imensurável. Talvez o horror vacui? Os espaços em branco são puas debaixo das unhas.

3.Amarelo. Cálido. Proximidade. NÃO. Isolamento? Imagina uma mão enterrada. Somente alcanças a ver a ponta dos dedos. Como um iceberg. Mas quem, a memória de o quê.

4.Dois lados. O buraco da fechadura como fronteira. Não saber de que lado estás. Como o sangue é parte da ferida ou um espelho o reflexo de alguém se aproximando, alguém se afastando.

5.A cela. O desejo. Andar as voltas. Não reconhecer. Ela? Sempre ela. Uma vaga descrição. Penumbra. Os lábios feridos. Talvez uma forma de dizer medo. Algo como assomar-se ao teu próprio precipício. Tu és o construtor. Aspereza. Envelhecer. Negar-se.

6.Vermelho. Vertigem. Esgotamento. O momento exato. Quando um naufrago consegue o que procura. A margem. Então já nada faz sentido para ele. Fim?

7.Possivelmente procura um culpado. O Destino. A Morte. Procurar a perfeição. A sorte. Nada

Juan Bello Sánchez, Réquiem por lolita: antología joven de poetas españoles (Fundación Malaga, 2014)
Foto: Vítor Dias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s